MANIFESTO DE LANÇAMENTO DO COLETIVO DIVERSITAS – USP

Os Pesquisadores do Diversitas, Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, reunidos em plenária no dia 8/7/2016, criaram o COLETIVO DIVERSITAS/USP, para, em conjunto com os grupos dos movimentos em defesa dos direitos sociais, políticos, da cultura e das liberdades, atuar com os demais setores sociais nas lutas pela Diversidade e Democracia Já!

photo

Estamos vivendo um enorme retrocesso em relação às conquistas sociais obtidas com o advento da Constituição de 1988. Tal retrocesso, sem precedentes, ataca as liberdades consolidadas no uso plural das cidades. Consideramos urgente nos posicionar contra as velhas práticas de cerceamento, exclusão e domínio das forças de repressão, entulho da ditadura vigente entre 1964 e 1985.

Nada foi enterrado, uma vez que o autoritarismo, instalado em numerosas instituições, em especial no aparato repressivo, mas também nas escolas, no universo simbólico da burguesia e de setores das classes médias, sorrateiramente se consolida nas práticas do atual governo ilegítimo, desqualificando e jogando no lixo décadas de conquistas históricas que custaram muitas vidas.

Ampliaram-se os controles das informações com o monopólio de alguns grupos conhecidos no domínio de todos os meios de comunicação de massa, e aparatos de informação foram reativados para investigar e criminalizar ‘os mais radicais’.

Assim, convidamos a todos os defensores da democracia, hoje flagrantemente em risco no país, para que possamos nos reunir em torno de ações comuns e participar da agenda e do curso das manifestações que prometem ser longas e duradouras.

Reconhecemos a urgência de organização de pessoas, grupos e instituições que, nesse momento, buscam articulações entre si para propor ações e aprofundar reflexões sobre o grave momento que atravessamos no país, a fim de construir estratégias de enfrentamento ao golpe ora em curso. A resposta a esse golpe é o aprofundamento da democracia e do direito à diferença.

Trata-se de um convite amplo e aberto a todas as pessoas que sentem a necessidade de se organizar em ações conjuntas e incisivas, buscando mobilizar e coletivizar os recursos existentes e as potencialidades que pudermos reunir .

Todas as pessoas, ativistas, estudantes, trabalhadores, intelectuais, cidadãos e cidadãs estão convidadas a se unir a essa iniciativa, de modo que possamos dar início a mais um dos muitos coletivos que hoje se propõem a enfrentar a avalanche de retrocessos já realizados e outros, apenas esboçados.

A articulação entre membros do parlamento, do executivo e do judiciário, apoiados pela mídia monopolista, opera de forma organizada para a preservação de assimetrias econômicas, sociais e políticas, e é fortemente protegida pelo braço armado das polícias militar e civil, dentro e fora das delegacias.

É preciso responder à altura.

Faça parte do Coletivo-Diversitas/USP