No final de 2018 e início de 2019, por ocasião das eleições presidenciais no Brasil muitas pessoas manifestavam intensa preocupação, ansiedade e medo. Naquela ocasião e ainda hoje isso permanece. Naquele período fizemos uma pequena experiência de coleta de sonhos online, via e-mail, e alguns sonhos chegaram. Depois foram matéria de debates e pesquisas realizadas, apresentadas e publicadas ao longo de 2019 no Brasil. Dessa vez, para garantir o total anonimato já na coleta, foi elaborado um formulário online (link abaixo).
Essa ideia teve a inspiração de dois outros projetos que ocorreram fora do Brasil. Um deles foi o APARTHEID PROJECT, que tem como um de seus coordenadores o professor Garth Steven da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Nesse projeto foram coletados milhares de testemunhos, numa plataforma online, relativos às experiências vividas durante o apartheid, mas que permaneciam, ainda hoje, reverberando e ecoando subjetivamente. Esse acervo tornou-se importantíssimo para pensar, compreender e interpretar a experiência do Apartheid sul-africano, profundamente presente nos sul africanos e nos dias de hoje.
Também nos inspiramos na pesquisa “Sonhos de ex-prisioneiros de Auschwitz” sediado na Polônia e coordenado pelo Professor Wojciech Owczarski da Universidade de Gdansk, cujo objetivo foi trabalhar ao longo de 3 anos(2017-2019) com o acervo do Museu-Memorial Auschwitz-Birkenau, formado por cerca de 500 páginas de narrativas de sonhos de ex-prisioneiros do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau. Essa pesquisa ainda está vigente reunindo pesquisadores de 4 países.
Deles mantivemos a ideia da coleta on line (Apartheid Project) e da narrativa dos sonhos sob a forma de questionário (sonhos de ex-prisinoeiros de Auschwitz), e fizemos nossa a inspiração da continuidade insistente da produção e elaboração onírica, mesmo diante da aparente impossibilidade de sonhar.
Essa iniciativa foi divulgada simultaneamente nas páginas de Lacan Caminhoneiro e do coletivo Psicanálise na Praça Roosevelt, além de páginas e redes pessoais e de trabalho dos organizadores.
Convidamos você a contar seu sonho na construção de mais esse importante acervo e a divulgar amplamente, para todas e todos que queiram participar dessa iniciativa.
Abaixo o link onde você poderá acessar o formulário e deixar ali sua narrativa onírica.
https://pt.surveymonkey.com/r/NVYNH5K
Bem vindas/os
Denise Mamede, Paulo Endo e Edson Sousa
Canais Psicanalistas pela Democracia:
Facebook: https://www.facebook.com/psicanalistaspelademocracia/
Twitter: https://twitter.com/PsicanalistasPD
Instagram: https://www.instagram.com/psicanalisedemocracia/?hl=pt-br
Blog GGN: https://jornalggn.com.br/